segunda-feira, 27 de julho de 2015

O impacto das novas tecnologias



Nos últimos anos, a internet está se transformando em uma das principais ferramentas da comunicação. O jornalismo digital tem mudando a rotina de vários profissionais antigos que estão se esforçando para se adaptar às novas mídias e as tecnologias.

As modernas ferramentas da comunicação online como: blogs, podcasts, wiki e Twinter estão contribuindo para a agilidade e o acesso ás informações e a interação social em todos os sentidos. A população não depende mais do velho jornal impresso extenso para se manter informada.  E nem para emitir suas opiniões sobre os acontecimentos corriqueiros. Pelo contrário, todos têm agora acesso gratuito a  um “leque de opções” áudios-visuais.

Os jornalistas mais antigos sofrem com a difícil realidade das adaptações, pois de repente e de forma abrupta tiveram que interagir com outros profissionais e utilizar novas ferramentas para realizar o seu trabalho. Porém, as novas mídias dão oportunidades para aumentar o contato virtual com outros jornalistas, mas isso somente acontece quando existe disponibilidade  de integração aos meios de comunicação.

A maior parte dos jornalistas acredita que esta transformação online é positiva, pois traz conseqüências para todos os profissionais envolvidos na prática jornalística, ou seja,  a industria de notícias na WEB se estendeu e agora exige a qualificação e o aperfeiçoamento da imprensa.  Além disso, as fontes serão muito importantes na troca experiências e informações por meio da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas