quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Burocracia




O primeiro questionamento de Marx Weber em sua obra “A Política como Vocação”, é sobre o que é política. Na obra, o autor simplifica o seu entendimento: “Na política entendemos um agrupamento político denominado “Estado” ou a influência a que ele exerce nesse sentido.



Weber também explica que a força seria a matriz do Estado. A violência seria o único meio existente de aquisição legitima. A política pode ser desenvolvida dentro de um mesmo Estado ou entre estados distintos por meio de participação. Acordo ou influência no ou do poder. Segundo Weber, o Estado utilizaria a força para promover a dominação, inclusive à violência física pode ser considerado um meio legitimado.


Outra análise importante de Marx Weber é sobre partido político moderno, em sua tese ele revela que o partido tem características como uma "empresa de interesses". E nessa "empresa" há diferenças importantes de políticos ativos, militantes (recrutados da massa eleitoral) sendo passivos com participações esporádicas. E quantitativamente mais passivos que ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas