quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Modelo de Desenvolvimento Econômico






O atual modelo de desenvolvimento econômico brasileiro faz com que as políticas sociais dependam diretamente ou indiretamente de um crescimento econômico, baseado na exploração e exportação de recursos naturais e das nossas commodities.


Este modelo de desenvolvimento na exploração de uso de recursos naturais pode está perto do fim. Como nada é para sempre, os limites das reservas naturais, recursos minerais petrolíferos, florestais e as mudanças físicas, sociais, climáticas e a persistência das desigualdades nos trazem uma reflexão sobre este modelo.

Se hoje a sustentabilidade ainda é vista por muitos como um tema de debate supérfluo ou conservador, principalmente por setores empresariais que somente querem pensar na elevação dos seus negócios. É chegada a hora de pensarmos com sensibilidade no futuro do nosso país, ou seja, precisamos pensar na diminuição da emissão de gases de efeito estufa, na diversidade da produção agrícola que mantém a floresta de pé, na preservação dos rios e da biodiversidade e outros pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas