terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Teoria Keynesiana: Um pequeno estudo sobre o bem estar social do Estado



O bem estar social do Estado está associado a teoria keynesiana. Muitos se referem ao autor Keynes à construção de paradigmas modernos e para teorias econômicas, porém ele teve sua  contribuição em outras áreas como jurídica e política.

Keynes colaborou de fato para o pensamento social-democrata. Além disso, ele possui um raciocínio distinto sobre o capitalismo, pois o defende e sobretudo anuncia mudanças em seu aspecto moral.

Keynes tem ideias distintas dos pensadores do século XX, pois salienta a ideia contrária em relação a submissão à servidão pelos homens apregoando, que estes deveriam ter oportunidade de acessar certos bens. Keynes entendia que era necessário uma maior intervenção estatal no espectro individual, privado.

O autor entendia que a solução dos problemas sociais seria as mudanças no controle dos meios de produção. Para a social-democracia o mercado não seria o instrumento adequado para atender as demandas sociais, desta forma, os bens deveriam não seriam destinados naturalmente ao mercado.

Keynes compreendia não ser preciso adotar uma posição radical em relação ao capitalismo, este poderia ser mantido, entretanto, deveria ser aperfeiçoado para sua regular manutenção.

O keynesiano forneceu os alicerces ideológicos e políticos para o compromisso da democracia capitalista e ofereceu a perspectiva de que o Estado seria capaz de conciliar à propriedade privada dos meios de produção com a gestão democrática da economia. O controle democrático sobre o nível de desemprego e a distribuição de renda tornaram-se  os termos do compromisso que viabilizou o capitalismo democrático.

Keynes realiza uma vinculação entre o desemprego e a demanda, a primeira proporcionaria a redução da segunda. A ideia Keynesiana apregoaria que os meios de produção poderiam ser apropriados pelo Estado para melhorar a distribuição e organização dos recursos e assim promover melhorias na remuneração.

Portanto, o Estado de Estar Bem- Social realizou a inserção do sistema de direitos sociais que é de suma importância para a categoria dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas