quarta-feira, 8 de maio de 2019

Entenda o que é uma Smart City



Segundo a união Européia, Smart Cities são sistemas e pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade.

De acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, 10 dimensões indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia.




Apesar de ser um conceito relativamente recente, o conceito de Smart City já se consolidou como assunto fundamental na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado global de soluções tecnológicas. Na busca por soluções para esse desafio, mais da metade das cidades europeias acima de 100.000 habitantes já possuem ou estão implementando iniciativas para se tornarem de fato Smart Cities.

A Secretaria de Ciencia, Tecnologia e Inovação do DF está trabalhando constantemente para transformar a capital do país em uma Smarty City. Tudo funcionará com aplicativos que podem simplificar a vida dos moradores, mas o seu uso vai além de simples utilidades automatizadas em soluções tecnológicas.

O secretário Gilvan Máximo destaca que na Cidade Inteligente os sensores estarão presentes em quase tudo. “Desde postes de luz e lixeiras, até em serviços públicos, demonstrando a economia alcançada por meio das rotinas automatizadas nesse painel de controle acessível a todos os moradores. Essa economia será direcionada para melhorias na estrutura e nos serviços oferecidos”, afirma.

Portal: SectiDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas